domingo, 27 de março de 2011

Estação Santana-Ferreira Ramal da Figueira Da Foz

A estação Santana-Ferreira Faz parte do Ramal da Figueira da Foz, e encontra se situada em Santana e tal como o ramal também se encontra temporariamente encerrada.

O Ramal da Figueira da Foz é uma ferrovia situada no centro-oeste de Portugal. Liga a estação de Figueira da Foz (que é também término da Linha do Oeste) à estação de Pampilhosa, numa distância total de 50,4 km. Inclui o túnel de Alhadas, com 519 m. Este ramal fazia inicialmente parte da Linha da Beira Alta, tendo sido oficialmente diferenciado desta última na década de 1990; a continuidade da via, permitindo a passagem nos dois troços sem inversão de marcha na Pampilhosa, havia sido eliminada muito antes. Em 2007 ocorreram algumas obras de beneficiação, com carril proveniente do extinto Ramal da Lousã, principalmente no Túnel de Alhadas.

Em Janeiro de 2009 o ramal foi totalmente encerrado ao tráfego ferroviário por motivos de segurança a via encontra-se bastante degradada em toda a extensão do ramal. As obras de reabilitação, tiveram início em Novembro de 2010 e têm conclusão e reabertura previstas para meados de 2011, possibilitando velocidades até 90 km/h.

Este ramal começou a ser construído em 10 de Agosto de 1880, mais tarde do que a Linha da Beira Alta, que iniciou a sua construção em 3 de Outubro de 1878, mas foi inaugurado na mesma data.

A Companhia dos Caminhos-de-Ferro da Beira Alta foi a empresa construtora, cabendo ao técnico francês Duparchy a orientação dos trabalhos. Construído numa só fase, este ramal foi inaugurado em 3 de Agosto de 1882, conjuntamente com a Linha da Beira Alta, da qual fazia parte, e contou com a presença de El-Rei D. Luís e da família real na viagem inaugural entre a Figueira da Foz e Vilar Formoso.

Estação de Comboios, Santana-Ferreira: Gare

Estação de Comboios, Santana-Ferreira: Gare

Estação de Comboios, Santana-Ferreira: Linha


Ver mapa maior

Sem comentários:

Enviar um comentário