quarta-feira, 23 de março de 2011

Igreja Matriz de Reveles

A actual Igreja Matriz é dedicada a Nossa Senhora do Ó, avista-se dos campos do Mondego e do alto mar. É costume antigo os marinheiros de Buarcos (Figueira da Foz), aquando da actividade piscatória no mar alto, orientarem-se pela brancura e altivez desta igreja e daí as promessas e pagamento após o regresso a terra. Além da Igreja Matriz, Reveles possui ainda uma capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde cuja festa se celebra no terceiro fim-de-semana de Agosto.

Reveles foi habitada nos tempos pré-históricos e durante a ocupação romana; a comprová-lo está o facto de terem sido encontrados fragmentos de vasos, fíbulas e ainda o tampo dum vaso fino com feição romana, achado a dois metros de profundidade. O topónimo Reveles é derivado da baixa latinidade Rebelles e é assim que é designada a povoação no ano de 1193. O foral manuelino de Montemor trata a povoação por Revelleis.

No princípio do século XVIII, Reveles tinha 50 vizinhos, ou seja uns 150 habitantes. Em 1842 pertencia esta Freguesia ao Concelho de Abrunheira, que, por decreto de 07 de Outubro, passou a ter a sua sede em Verride. Depois, por decreto de 31 de Dezembro de 1835, que extinguiu este, foi transferida a Freguesia para o Concelho de Montemor. O decreto de 08 de Março de 1928 transfere a sede da Freguesia para a Abrunheira, embora continuando a ser paróquia, o que acontece até ao momento presente.

Cruzamento para a Igreja, Reveles, Coimbra

Igreja Matriz de Reveles, Coimbra

Igreja Matriz Reveles: Miradouro para Oeste (A17)


Ver mapa maior

Sem comentários:

Enviar um comentário