segunda-feira, 23 de maio de 2011

Parque de Merendas e Fonte do Pinheiro de Gatões (Montemor-o-Velho)

Este parque de merendas e fonte situam-se na freguesia de Gatões.

Gatões é uma freguesia portuguesa do concelho de Montemor-o-Velho, com 5,76 km² de área e 541 habitantes (2001). Densidade: 93,9 hab/km².

A freguesia é de fundação recente, uma vez que permaneceu durante bastante tempo ligada a Seixo, tendo sido restabelecida em 1936 e fixados os seus limites em 1944. Situa-se na parte Norte do concelho e dista 6 km de sua sede.

A povoação é anterior à nacionalidade e no século XI aparece designada por «Gatones». As suas terras pertenceram à Coroa, aos bispos e freiras de Santa Clara de Coimbra.

No século XVIII a referência a Gatões aparece ligada a um conjunto de lugares e apenas no século XX, com a divisão da freguesia do Seixo, se forma a actual freguesia de Gatões e se atribui o nome de Seixo de Gatões à outrora vila do Seixo.

É servida por estradas e nas proximidades encontra-se a estação de Santana, da linha de caminho-de-ferro da Beira Alta.

O Parque de Merendas da Fonte do Pinheiro é um espaço amplo e agradável com mesas, bancos e assadores para piqueniques, junto a uma fonte simples, com uma só bica e revestida com azulejos brancos. Podem aproveitar o local para um agradável refeição.

Parque de Merendas de Gatões: Entrada (M-o-V)

Parque de Merendas de Gatões: Estacionamento

Parque d Merendas de Gatões: Churrasqueira (M-o-V

Parque de Merendas de Gatões: Parque (M-o-V)

Parque de Merendas de Gatões: Mesas (M-o-V)

Parque de Merendas de Gatões: Fonte (M-o-V)


Ver mapa maior

Sem comentários:

Enviar um comentário