quarta-feira, 6 de abril de 2011

Acesso à A17 pela A14

Este é o local onde é feito o acesso entre a A17 e a A14, fica situado a norte de Vila Verde/Feteira de Cima/Lares.
As duas vias do meio são a A14, a da direita que segue para Montemor-o-Velho/Coimbra, a à esquerda que segue para a Figueira da Foz. As vias laterais fazem parte da entrada/saída da A17, a da direita é o acesso para entrar na A17, a da esquerda é o acesso para sair.

Acesso à A17 pela A14 em Feteira de Cima/Lares

Acesso à A17 pela A14 em Feteira de Cima/Lares


Ver mapa maior

Ervidinho, Figueira da Foz

Fonte de Ervidinho, Figueira da Foz

Lavadouro: Ervidinho, Figueira da Foz


Ver mapa maior

Lares, Figueira da Foz

Vista para o Mondego e A17 nos montes de Lares

Caminho de pedras para montes de Lares

Marco geodésico serra de Lares, Figueira da Foz

Lavadouro: Poço Novo, Figueira da Foz

Poço coberto em Lares, Figueira da Foz

Central Termoeléctrica de Lares, Figueira da Foz


Ver mapa maior

Feteira de Cima, Figueira da Foz

Terra de Feteira, Figueira da Foz

Moinho de vento de Feteira, Figueira da Foz

Viaduto sobre A14 em Feteira de Cima/Lares


Ver mapa maior

Veículos abandonados

Tenho reparado em diversos veículos de grandes dimensões abandonados à beira da estrada, sem recuperação, todos podres de ferrugem.

Camioneta abandonada em Feteira de Cima, Fig.Foz

Camião velho a apodrecer

Central Termoeléctrica de Lares, Figueira da Foz (EDP)

Este investimento insere-se no âmbito do plano estratégico do Grupo EDP e da política energética assente na segurança do abastecimento, independência energética e desempenho ambiental, aumentando a produção a gás mas garantindo um mix térmico diversificado.

A Central localizar-se-á na margem direita do rio Mondego, nas proximidades de Lares, 6 km a leste da Figueira da Foz, em terrenos recuperados de uma antiga fábrica. Será constituída por dois Grupos com uma potência unitária de 431 MW, a maior e mais eficiente potência unitária do portfólio, totalizando 862 MW.

O gás natural será abastecido a partir da armazenagem subterrânea do Carriço, a cerca de 28km, e a energia eléctrica produzida será conduzida para a Rede Nacional de Transporte na subestação de Lavos, 10km a sul da Central.

Esta central termoeléctrica, contribuirá para o reforço do portfólio de geração do Grupo EDP, assente cada vez mais em tecnologias limpas – nomeadamente eólica e hídrica -, com impactos positivos e viabilidade ambiental, contribuindo para a redução das emissões específicas do parque electroprodutor e da dependência energética e carbónica.

No mercado liberalizado e no âmbito alargado de atribuição pelo Governo de licenças para centrais de ciclo combinado, o Grupo EDP desenvolveu no mais curto espaço de tempo todo o processo junto da Direcção Geral de Energia e Geologia conducente à atribuição de Licença Ambiental e posteriormente de Licença de Produção, a primeira atribuída pelo Governo aos diferentes promotores.

A Central de Lares, consonante com o programa estabelecido, permitirá que o mercado ibérico liberalizado disponha ainda em 2009 de um activo projectado com reduzido impacto ambiental, elevada eficiência energética, contribuindo para a segurança do abastecimento e apoiando um desenvolvimento sustentável do país.

Central Termoeléctrica de Lares, Figueira da Foz


Ver mapa maior

Lavadouros da Figueira da Foz

A época dos 'lavadouros', sítio onde se lavava a roupa, já é coisa do passado, mas na Figueira da Foz ainda existem vários sítios em condições para serem usados, mas a maior parte já se encontra ao abandono.

Lares
Lavadeira: Lares, Figueira da Foz

Lavadeira: Lares, Figueira da Foz

Feteira de Cima
Lavadeira: Feteira de Cima, Figueira da Foz

Lavadeira: Feteira de Cima, Figueira da Foz

Ervidinho
Lavadeira: Ervidinho, Figueira da Foz

Poço Novo
Lavadeira: Poço Novo, Figueira da Foz

Animais

Fotos de animais que vou encontrando :)

3 Rãs

Cobra no caminho enquanto fazia Geocaching

Dique e Estação Elevatória de Lares/Ereira

Situado entre Ereira (Montemor-o-velho) e Lares (Figueira da Foz). O dique serve para protecção de cheias, abastecimento de agua à agricultura, industria (Celbi e Soporcel) e ao Conselho da Figueira da Foz. A Estação Elevatória tem por finalidade efectuar a regularização fluvial, e defesa contra cheias. Esta zona, de um lado ou outro, é usada frequentemente por pescadores.

Dique e Estação Elevatória junto de Lares

Peixes na Estação Elevatória junto de Lares

Dique e Estação Elevatória junto de Lares

Canal da  Estação Elevatória junto de Lares


Ver mapa maior

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Parque do Lago em Maiorca

Este é um parque muito conhecido em Maiorca, estando bem tratado e em boas condições. Visitado constantemente por muitas pessoas todas as semana, bom para trazer a família para passear, parar descansar e comer, e com bonitos pontos de vista para tirar fotos.
No local também têm um palco para fazer espectáculos, uma pista de radiomodelismo para podem conduzir e fazer corridas com os pequenos carros, e muito espaço aberto para aeromodelismo, normalmente usado para pilotar helicópteros mas também há que se aventure em pilotar os aviões.
Junto a este jardim fica situado o espaço usado para montar as feiras.

Parque do Lago em Maiorca: Vista para o moinho

Parque do Lago em Maiorca: Moinho

Parque do Lago em Maiorca: Lago

Parque do Lago em Maiorca: Mesas à sombra

Parque do Lago em Maiorca: Barco a afundar

Parque do Lago em Maiorca: Jardim

Parque do Lago em Maiorca: Ponte sobre o lago

Parque do Lago em Maiorca: Barco em terra

Parque do Lago em Maiorca: Pista de automodelismo


Ver mapa maior

Estrada Real em Maiorca

Mesmo que em séculos passados tenha sido uma importante via de comunicação para os povos que habitavam a região. Já sem uso, ficou transformado num sítio por onde passa a água que escorre pelos montes abaixo.

Estrada Real em Maiorca, estrada antiga

Estrada Real em Maiorca, estrada antiga

Estrada Real em Maiorca, estrada antiga


Ver mapa maior

Pedreira em Maiorca parece que tem águas tropicais

Fui visitar este local porque através do GoogleEarth reparei que em Maiorca (Figueira da Foz) existia um enorme lago com aparentemente águas tropicais. Depois de me informar, fiquei a saber que aquilo é um lago da pedreira. Não são águas tropicais :) são águas cheias de químicos e outras coisas que dão aquela cor à água, é de longe uma água para se mergulhar, mas é bonito ;)

Pedreira de Maiorca

A água do lago na pedreira de Maiorca

A água do lago na pedreira de Maiorca


Ver mapa maior

Maiorca, Figueira da Foz

Ponte de arcos na estrada de Maiorca

Ponte antiga de pedra em terres agrículas

O Paço de Maiorca foi edificado no século XVIII, tendo pertencido aos Viscondes de Maiorca. Tal como outros palácios rurais de Portugal, é marcada a influência barrocana sua arquitectura. A fachada, de carácter assimétrico, é composta por um portalcentral. A planta é de natureza longitudinal, encontrando-se o interior ricamente decorado, com destaque para os azulejos de inspiração rococóque se apresentam em algumas das suas salas e para as pinturas dos tectos. A sua cozinha é octogonal, de grandes dimensões, com representações de cenas culinárias. De relevo são também a chamada sala de papel e a capela do século XVI, com altar atribuído ao escultor João de Ruão, revestido em talha dourada. No interior da capela, destacam-se ainda as paredes ornamentadas com azulejos da Flandres e frescos. O palácio encontra-se integrado numa vasta propriedade, com grandes jardins, onde é possível caminhar e desfrutar da natureza.
Paço de Maiorca

Fonte e parque de merendas de Maiorca

Fonte e parque de merendas de Maiorca

Parque de merendas de Maiorca com churrasqueira

Fonte de Ramilo, Maiorca

Camião velho a apodrecer

Antiga estrada de pedra de acesso campos, Maiorca

Antiga comporta de água para terrenos em Maiorca

Antiga comporta de água para terrenos em Maiorca


Ver mapa maior