Foi depois da construção da Linha do Oeste, em 1888, que se pensou na necessidade de criar um ramal que a aproximasse esta linha à do Norte. A Companhia Real foi a empresa construtora, e este ramal foi aberto à exploração pública em 12 de Novembro de 1890. No dia 25 de Maio de 1891 foi inaugurada a Concordância de Lares, com 627m, entre as estações de Reveles e Lares, permitindo a entrada directa de Alfarelos para a Figueira da Foz, sem que o comboio tivesse de ir à Amieira e voltar para trás, pois esta estação serve de entrada directa de Alfarelos para Mira-Sintra-Meleças, na Linha do Oeste. Em finais da década de 1970, este ramal beneficiou da electrificação até à Figueira da Foz, permitindo ser servido por melhores comboios. Este ramal tinha o seu início na estação da Amieira, mas com a construção da concordância de Lares mudou essa procedência para Bifurcação de Lares.
Ver mapa maior
Sem comentários:
Enviar um comentário