quarta-feira, 23 de março de 2011

Termas da Amieira

Em 1908 estas termas foram premiadas além fronteiras com Menções Honrosas, diplomas de 1ª classe e Medalhas de Prata e Ouro. Mas isto foi em 1908. Passados mais de 100 anos, a situação é de um total abandono e desleixo. Mesmo degradado, sem condições de utilização e segurança, continua a servir todos os anos milhares de pessoas que passam por lá para desfrutar das suas águas medicinais, no entanto devido à degradação, este sitio é uma autêntica "ratoeira" para quem o desconhece. Cuidado! Poderá levar com uma pedra que se desprenda dos escombros.

Actualmente a água corre em menos abundância nas bicas destas termas porque por cima dos lençóis de água foram plantados eucaliptos, e as raízes destas árvores crescem em profundidade, logo, a absorção de água é maior e, para além deste problema, a construção da auto-estrada A17 fez com que tivesse sido necessário “cortar” a serra onde nascem estas águas.

As águas termais são património, uma dádiva que a natureza oferece a todos. Em primeira instância seriam os nossos governantes a zelar pelo interesse público de umas termas. Por aqui isso nunca aconteceu.

Cruzamento com piscina e parque em Amieira

Termas da Amieira: Entrada em ruinas

Termas da Amieira: Casas em ruínas

Termas da Amieira: Floresta

Termas da Amieira: Debaixo da terra

Termas da Amieira: Abrigo debaixo da terra


Ver mapa maior

Sem comentários:

Enviar um comentário